FORTALEZA INAUGURA MAIS UMA TORRE DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO URBANA

FORTALEZA INAUGURA MAIS UMA TORRE DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO URBANA

A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta quarta-feira (26/09), às 17h, a terceira Célula de Proteção Comunitária, no bairro Vila Velha. O evento terá a presença do prefeito Roberto Cláudio, do vice-prefeito Moroni Torgan, e de autoridades do Município e do Estado, parceiro da Prefeitura no projeto.

Segundo o Coronel Duarte Frota, membro da equipe de coordenação, o programa municipal de Proteção Urbana tem o objetivo de unir técnicas preditivas e ostensivas para evitar ocorrências de delitos, por meio de vigilância eletrônica e sistemática.  Patrulhamentos em um raio de 14 quarteirões, com 40 guardas municipais e 20 policiais militares, que atuam a pé, em bicicletas e em motos.

“ Tem como escopo atuação da Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar preventivamente, no monitoramento dos espaços públicos de forma a contribuir para se evitar a ocorrência do delito no perímetro da Célula de Proteção Comunitária” Explica.  O programa Estimula ainda a pactuação entre a comunidade e o poder público local para o protagonismo na dinamização de ações preventivas, reconhecidas como as que defendem que a forma mais eficaz de combate à criminalidade é evitar a ocorrência dos delitos.

Frota destaca também, que tais ações pautam-se afora na prática de técnicas preditivas, nas ações urbanísticas, socioeducativas, desportivas, amparo ao usuário de drogas, vigilância sistemática eletrônica e patrulhamento preventivo e ostensivo. Todas essas iniciativas convergem para a construção de uma cidade segura que permita aos cidadãos o uso de todos os equipamentos públicos existentes no espaço urbano de modo pleno, corriqueiro e confiável.

A proposta do PMPU viabiliza um modelo de intervenção baseado na implantação de Células de Proteção Comunitária na área de segurança, na perspectiva de definir uma territorialidade restrita e escalável (proteção de proximidade), abrangendo os seguintes conceitos:

  • Prevenção Primária, tais como: urbanização, lazer e iluminação.
  • Prevenção Secundária: iniciativas culturais, educativas e esportivas, assim como ações voltadas para a área social e para a geração de emprego e renda.
  • Prevenção Terciária: através da vigilância eletrônica e ações de patrulhamento, envolvendo também a vigilância comunitária, que, por meio de um aplicativo que une a população aos esforços da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).

 

 

 

No dia 28 de fevereiro do corrente ano foi operacionalizada a primeira Célula de Proteção Comunitária de Fortaleza no bairro Jangurussu. O investimento total por célula foi orçado em 1.800,000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) com recursos da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Deixe uma resposta

Error: Please enter a valid email address

Error: Invalid email

Error: Please enter your first name

Error: Please enter your last name

Error: Please enter a username

Error: Please enter a password

Error: Please confirm your password

Error: Password and password confirmation do not match