SECRETARIO NACIONAL DE SEGURANÇA ANUNCIA LIBERAÇÃO DE PONTO 40 PARA AS GUARDAS MUNICIPAIS

SECRETARIO NACIONAL DE SEGURANÇA ANUNCIA LIBERAÇÃO DE PONTO 40 PARA AS GUARDAS MUNICIPAIS

O Secretário Nacional de Segurança Pública Gen. Santos Cruz participou na tarde de hoje (12.04) da reunião do Conselho nacional de secretários municipais de segurança (CONSEMS) onde anuncio as recentes ações da SENASP em prol da participação dos municípios no sistema de segurança pública. Cruz afirmou estar otimista em razão da aprovação no dia de ontem do projeto de lei 3734 pela Câmara dos Deputados que aprovou a criação do sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e que seguiu para o Senado Federal.

PAPEL DOS MUNICIPIOS

Durante sua fala Santos Cruz afirmou que alguns projetos tocados pela SENASP nos últimos anos são de difícil mensuração de resultados. E citou as mulheres da paz e a patrulha Maria da Penha a título de exemplo e comparação. Para ele o segundo é mais viável neste sentido, pois permite por parte do órgão federal acompanhar os resultados objetivos na proteção de mulheres em situação de risco. Por essa razão ele propõe que os municípios se preparem no sentido de apresentarem bons projetos para serem contemplados com volumes de recursos suficientes para gerar resultados capazes de se tornarem referência nacional, e desta forma colaborar com uma nova cultura de segurança nos municípios.

O Presidente do CONSEMS Alencar destacou o momento de protagonismo vivido pela da segurança pública no Brasil, citada como prioridade basicamente em todas as esferas de poder no país, e que a aprovação da lei 3734 de criação do SUSP vem consolidar o momento de reconhecimento das Guardas como agencias do sistema de segurança pública.

O Secretario de Campinas Luiz Augusto Baggio ao usar a palavra destacou a importância de um olhar sobre a segurança municipal "além" da questão estritamente policial, considerando a integração multidisciplinar e Inter setorial da segurança. Francisco Alves, secretario de Limeira argumentou a necessidade de se diminuir a burocracia na efetivação dos Consórcios Intermunicipais, enquanto que João Alberto de Araraquara chamou a atenção para a necessidade de se pautar a discussão do financiamento do sistema de forma a viabilizar a participação dos municípios de forma sustentável.

PONTO 40MPARA AS GUARDAS MUNICIPAIS

Antes de encerrar sua participação o Secretario anuncio que orientou o exército Brasileiro pela liberação do calibre. 40 para as Guardas, por entender que esta restrição não faz sentido e que deposita nas guardas a expectativa de que elas possam, desde que se preparem, em pouco tempo, atender o clamor da sociedade por uma segurança vinculada a cultura local.
Com a agenda apertada em sua participação na feira da LAAD o Secretário Nacional ainda participou da reunião do Conselho Nacional das Guardas Municipais, ocasião em que ratificou as afirmações da reunião anterior, informando também que contará com o CNGM na formulação dos decretos de regulamentação do SUSP que tramita agora no Senado.

 

Para o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais Carlos Alexandre Braga, as GCM´s estão em um grande momento de avanços, mas é preciso cautela e aguardar a publicações das novas portarias do exército e continuar avançando no trabalho local de cada município, pois, apesar do entusiasmo de Secretario Nacional com as GCM´s é o trabalho local bem realizado que nos tem credenciado a estes avanços, concluiu Braga.

Deixe uma resposta

Error: Please enter a valid email address

Error: Invalid email

Error: Please enter your first name

Error: Please enter your last name

Error: Please enter a username

Error: Please enter a password

Error: Please confirm your password

Error: Password and password confirmation do not match