Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, assina termo de compromisso do Centro Regional de Inteligência e confirma o Plano Municipal de Proteção Urbana de Fortaleza como modelo

Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, assina termo de compromisso do Centro Regional de Inteligência e confirma o Plano Municipal de Proteção Urbana de Fortaleza como modelo

O primeiro Centro Integrado de Inteligência e Controle para o Combate ao Crime Organizado do Brasil será sediado no Ceará. Em solenidade realizada no Palácio da Abolição, nesta quinta-feira (15), o governador Camilo Santana recebeu o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o governador do Piauí, Wellington Dias, e o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, para assinatura do Termo de Compromisso para a construção da estrutura, que será responsável pelas atividades integradas de inteligência em todo o Nordeste.

A ação é resultado de demanda encaminhada pelo Governo do Ceará, durante reunião dos governadores dos estados nordestinos ocorrida na semana passada, em Teresina, Piauí. Na ocasião, o chefe do Executivo cearense sugeriu a criação do centro no Nordeste e ofereceu o Estado para recebê-lo, devido a sua localização geográfica estratégica. Todos foram de unânime acordo para a concretização do pleito.

Durante a cerimônia que oficializou a ordem de implantação do equipamento, Camilo Santana destacou que o Centro de Inteligência integrará a atuação das forças federais com as polícias Civil, Militar e contar com a parceria do Ministério Público e Poder Judiciário para intensificar o combate às organizações criminosas.

Flagrante da assinatura. Da esquerda para direita:  presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, Governador Camilo Santana, Ministro Raul Jungmann e Zezinho Albuquerque, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

“Isso é uma conquista do povo do Nordeste e do povo brasileiro. Quero registrar a decisão política do Governo Federal de assumir essa questão do problema da Segurança Pública, que é um anseio de todo o País. Esse centro significa dizer que vamos, de forma mais concreta, integrar as informações. Isso vai ajudar a combater essas organizações que existem implantadas em todo o País, que comandam de estado para estado, que dão as ordens. Precisamos dizer a todos que o Estado é mais forte e é maior do que essas organizações criminosas”, disse Camilo. Presente ao evento, o governador do Piauí, Wellington Dias, reforçou o contexto de uninimidade do Ceará para receber o equipamento.

Camilo esteve acompanhado da vice-governadora e coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico, Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, do procurador geral de Justiça, Plácido Rios, da defensora geral Mariana Lôbo, do secretariado estadual, das autoridades de Segurança Pública do Governo Federal e Ceará, deputados, além de representantes da iniciativa privada e sociedade civil.

Plano Muncipal de Proteção Urbana de Fortaleza

A primeira Célula de Proteção Comunitária de Fortaleza foi inaugurada no dia 28 de fevereiro no Bairro Jangurussu. O equipamento funciona como uma base para que guardas municipais e policiais militares realizem o patrulhamento da região.

A torre funciona 24 horas por dia, contando com um efetivo de 40 guardas municipais e 20 policiais militares. A ronda dos agentes de segurança acontecerão a pé, de bicicleta e em motos. As equipes vão realizar as patrulhas por meio de um sistema que vai sortear as áreas por onde passarão diariamente.

As Células de Proteção Comunitária fazem parte do Programa Municipal de Proteção Urbana. A intenção é que o programa atue como um sistema de proteção de proximidade. Isso significa que a segurança será trabalhada em áreas mais restritas.

Ministro Raul Jungmann ao centro, a direita, Azevedo Filho, secretário de segurança de Fortaleza e Rômulo Reis, Diretor Geral da Guarda Municipal da capital Alencarina

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a ideia é trabalhar a perspectiva de ações preventivas integradas, que vão envolver diversos setores das políticas públicas municipais, como educação, assistência social, trabalho e esporte, além do reforço à política de vigilância com instalação de 40 (quarenta câmeras) e drones no perímetro de cada célula.

O Plano Municipal de Proteção Urbana tem o objetivo de unir técnicas preditivas e ostensivas para evitar ocorrências de delitos, por meio de vigilância eletrônica e sistemática. Na prática, ocorrerão patrulhamentos em um raio de 14 quarteirões, com o emprego médio de 40 guardas municipais e 20 policiais militares, que atuarão a pé, em bicicletas e em motos.

A partir do estudo das Células de Proteção Comunitária, também serão definidos conceitos para aplicação de prevenções primárias, com urbanização, lazer e iluminação, além de ações prevencionistas com iniciativas culturais, educativas e de desporto e, no campo social, iniciativas de mediação de conflitos, educação para trânsito, empreendedorismo para a geração de emprego e renda, por meio das Tendas da Cidadania.

De acordo com Azevedo Filho, Secretário Municipal de Segurança Cidadã de Fortaleza; “o Prefeito Roberto Cláudio esta liderando grande esforço para viabilizar um projeto local de proteção, que deixará um importante legado não só ao município, mas à todo nordeste, por apresentar uma conduta de enfrentamento articulado, unindo o conjunto de agências municipais que compõem o sistema municipal de segurança”.  “Nesta diretriz o Dr. Moroni Bing Torgan, Vice Prefeito, recebeu delegação do nosso Prefeito Roberto Cláudio para compor as estratégias do Plano e operacionaliza-lo em locais vulneráveis no território de nossa cidade.

Hoje, na solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para a construção da estrutura do Centro Regional de Inteligência que será responsável pelas atividades integradas de inteligência em todo o Nordeste, o Ministro Raul Jungmann afirmou que o Plano Municipal de Proteção Urbana de Fortaleza sera modelo a ser seguido.

Deixe uma resposta

Error: Please enter a valid email address

Error: Invalid email

Error: Please enter your first name

Error: Please enter your last name

Error: Please enter a username

Error: Please enter a password

Error: Please confirm your password

Error: Password and password confirmation do not match