GCM DE GOIÂNIA NÃO FARÁ MAIS SEGURANÇA DA POPULAÇÃO APENAS DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

GCM DE GOIÂNIA NÃO FARÁ MAIS SEGURANÇA DA POPULAÇÃO APENAS DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) determinou ao Comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que seus agentes sejam  retirados das rondas nas ruas da capital e passem a fazer o policiamento de imóveis públicos. A medida é de aplicação.

Na visão de Rezende, uma segurança pública nas ruas e função da Polícia Militar e Civil. Cabe à GCM, segundo o prefeito, uma segurança do patrimônio público, ou seja, cuidar de todos os prédios públicos municipais, postos de saúde, escolas, praças, parques.

O comandante do policiamento da capital, tenente-coronel Ricardo Rocha, apoiou uma decisão do prefeito, contudo, acredita que um GCM deve também auxiliar o trabalho da polícia, em apoio a órgãos que têm o poder de polícia na Prefeitura.

Para o presidente do Instituto IPECS, Sérgio França Coelho, uma ideia de que é uma polícia local (Guarda Civil) deva cuidar de coisas e estatais PM de combater o crime já deveria estar há muito superada, pois como comidas recebem como pessoas. O paradigma atual é como três esferas governamentais com responsabilidade direta no planejamento, prevenção e execução das políticas de segurança pública.

A questão é: como, quando e onde é o que é feito para que não haja sobreposição das ações e conflitos operacionais. E isso é o mais fácil de resolver se o interesse público em primeiro lugar.

Em uma administração moderna não é concebe mais um falar de improviso. Onde estão os dados, a justificativa estratégica? Uma visão a respeito do emprego mais racional dos efetivos? Uma análise dos mapas criminais na cidade? Ou o prefeito ainda está no tempo em que é uma responsabilidade da segurança era cobrada apenas do governador do estado? "Eu tenho lido que falta efetivo nas PMs em todo Brasil. Será que só em Goiânia é sobrando efetivo, para o prefeito se dar ao luxo de empregar uma guarda só para segurança de patrimônio em detrimento das pessoas?", Questiona França.

Deixe uma resposta

Error: Please enter a valid email address

Error: Invalid email

Error: Please enter your first name

Error: Please enter your last name

Error: Please enter a username

Error: Please enter a password

Error: Please confirm your password

Error: Password and password confirmation do not match