O Impacto do IoT nas Centrais de Operações

O Impacto do IoT nas Centrais de Operações

Um tema que hoje vem sendo tratado com grande frequência pelos principais Players de mercado do segmento de tecnologia é o Cloud Computing (Nuvem). Este assunto vem se tornando cada vez mais forte e real no dia a dia da população e das cidades. Aliado a Nuvem temos o que está viabilizando e revolucionando as relações entre “pessoas” as “coisas”, a chamada Internet das Coisas (Internet of Things).

 

Sendo assim, a pergunta que os CIO´s do segmento de Urgência e Emergência devem estar se fazendo é: Como aproveitar estes recursos para Salvar Vidas? Com a tecnologia disponível no mercado hoje é possível que um Eletrocardiograma seja transmitido de uma UTI Móvel para o Médico Regulador, e que este possa visualizar e orientar o atendimento sem estar no local da ocorrência; é possível que estabelecer um Cerco Tático em locais estratégicos a partir de uma câmera de vídeo monitoramento que tenha identificado um veículo com restrição de Furto passando por um determinado local.

 

As ações acima se tornam possíveis em um Centro de Comando e Controle desde que tenhamos uma plataforma de software capaz de interpretar todas estas informações geradas e trata-las de forma que deixem de serem informações isoladas e se concentrem em um único ponto do Centro de Operações.

 

O que vemos hoje nos principais Centros de Operações que existem são recursos de IoT que não se conversam. Câmeras de Vídeo Monitoramento que geram imagens, mas não alertam o operador para situações adversas, sensores externos que não geram alertas para validação, dispositivos tecnológicos como rastreadores em veículos que não monitoram as operações em que foram designados a realizar e acabam gerando somente informações históricas. Olhar o que já aconteceu ajuda no planejamento operacional. Como usar todos estes recursos de forma integrada?

 

O delimitador que viabilizará com que os recursos tecnológicos disponíveis possam ser integrados de forma transparente, ou conforme falado no segmento de TI: Nativamente, estão diretamente ligados a soluções em software. Portanto, sempre que for escolher uma Plataforma de Vídeo Monitoramento; uma plataforma para Monitorar Sensores; uma plataforma de Rastreamento; ou qualquer que ela seja, tenha como requisito principal a existência de uma API (Application Programming Interface) para viabilizar que os equipamentos se conversem. Se isto não estiver sendo previsto, certamente estará caminhando no sentido contrário a INTEGRAÇÃO.

Outro ponto importante é que na escolha do Software que será utilizado para sua Central de Operações já tenha previstos recursos de integrações de forma transparente, fugindo assim da famosa “caixa preta” que conversa somente com ela mesma. Existem no mercado hoje softwares que possibilitam que os recursos de Tecnologia sejam efetivamente integrados e assim conectando as pessoas e os sensores, gerando informação e não apenas dados.

 

 Roberto Ferreira Junior.
Associação de Assistência ao Ensino – FAESA – Vitória/ES: Bacharel em Ciências da Computação (1995-1999);

Universidade Federal do Espírito Santo – UFES - Vitória/ES: Pós-graduação Latu-Sensu em Logística de Transportes e Armazenamento (incompleta);

FGV - Fundação Getúlio Vargas – Mmurad – Vitória/ES: MBA em Gerenciamento de projetos. (2008-2009).

Cargo na CSI:
Sócio e Diretor de Tecnologia.

Uma respostas para O Impacto do IoT nas Centrais de Operações

  1. Realmente IoT, integração de sistemas e a utilização de tecnologias analíticas, são as únicas formas de se fazer monitoramento com eficiência nas cidades nos dias de hoje . Com o número crescente de câmeras e a impossibilidade de se aumentar o numero de operadores na mesma proporção, a aplicação destas tecnologias justifica o investimentos versus resultados.

Deixe uma resposta

Error: Please enter a valid email address

Error: Invalid email

Error: Please enter your first name

Error: Please enter your last name

Error: Please enter a username

Error: Please enter a password

Error: Please confirm your password

Error: Password and password confirmation do not match