Patrulhamento Tático: Definição e características – Por Siderley Lima

Patrulhamento Tático: Definição e características – Por Siderley Lima

 

A doutrina de Patrulhamento Tático é voltada para a distribuição de funções entre operadores de uma equipe, onde a valorização do treinamento é constante, além de estabelecer diretrizes de conduta e de atuação nas mais diversas atividades desenvolvidas, desde as abordagens a pessoas ou veículos, procedimentos em diversos locais (em atendimento de ocorrência ou não), técnicas de observação durante o patrulhamento de alto risco, dentre outras.

Definição de Patrulhamento tático: Equipe de atuação especializada no patrulhamento motorizado. Tem por finalidade realizar um apoio tático às demais viaturas ou equipes a pé ou em bases do policiamento ostensivo setorial/radiopatrulha, escolar etc.

 

Com maior número de integrantes, sendo três ou quatro agentes, proporcionando uma força de impacto no apoio, utilizando um efetivo com treinamento especializado, doutrina e postura especifica, realiza um patrulhamento mais ágil, com equipamentos próprios e em condições de agir preventivamente ou de forma mais enérgica nas situações mais graves e/ou nos locais com um maior número de ocorrências criminais.

Atua ainda em ocorrências de grande complexidade, como roubo a bancos, ocorrências com reféns, escolta de presos, controle de distúrbios civis, segurança em grandes eventos.

O que torna o trabalho de patrulhamento tático mais eficiente e ágil não é a melhor e maior viatura, a boina, o braçal nem a “cara feia”. A diferença está na postura, doutrina, disciplina, lealdade e procedimentos empregados durante o atendimento nas ruas. A vontade de trabalhar nas mais diversas ocorrências em especial no combate aproximado com a criminalidade é o diferencial.

Outra característica são as ações da equipe que são pautadas nos seguintes fatores: agilidade, flexibilidade, dinamismo, rapidez e precisão.

- Técnica: Conjunto dos métodos e conhecimentos práticos essenciais à execução da atividade policial;

- Tática: Maneira ou forma de atuação ao empregar o grupo com ordem, rapidez, habilidade, e mútua proteção. Em outras palavras é a arte de empregar a tropa no campo de batalha com planejamento tático;

- Treinamento: Realizar exercícios ou treinamento contínuo, buscando sempre a perfeição e estar preparado para qualquer situação.

A doutrina de patrulhamento tático molda o operador, que passa a ser um profissional mais qualificado, permitindo que a sua postura diante das adversidades seja sempre a mais adequada, os cuidados com sua segurança pessoal e da equipe sejam redobrados, e a consequente obtenção de melhores resultados já que cada policial saberá o que, onde e quando fazer. Desta forma o serviço se torna mais eficiente, operacional e com resultados satisfatórios e profissionais motivados.

 

 

 

  GCM Siderley Lima : pós-graduação em Gerenciamento de Crises, graduado de curso de Gestão em segurança privada pela Universidade Paulista, consultor de segurança, Supervisor de Seção de Cursos da GCM de Jandira, instrutor e integrante da ROMU, Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, idealizador do blog sobre segurança http://gestorsegurancaempresarial.blogspot.com/ ; Colunista do site de segurança www.dicaseg.com ;Membro da ABSEG - Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, autor dos livros: "Manual Básico do Instrutor de Armamento Tiro", "Sobrevivência Policial no Confronto Armado e Manual de Segurança Préventiva", Manual de Consultoria em Segurança Empresarial e Patrulhamento Tático

Deixe uma resposta

Error: Please enter a valid email address

Error: Invalid email

Error: Please enter your first name

Error: Please enter your last name

Error: Please enter a username

Error: Please enter a password

Error: Please confirm your password

Error: Password and password confirmation do not match